Sobre a Cecafes


A Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária – CECAFES foi constituída juridicamente em 2012, com sede no município de Erechim-RS, hoje possui 19 cooperativas associadas oriundas da agricultura familiar.


A CECAFES conta com sede própria, instalações, equipamentos e pessoas qualificadas. A estrutura física e as relações construídas com as cooperativas associadas e seus gestores é o resultado de debates e empenho de muitas pessoas, organizações e instituições de apoio à agricultura familiar. A concretização da luta e das discussões significa cerca de 20 anos, seja nos debates sobre concepções de produção e comercialização, sobre projetos de desenvolvimento rural para os agricultores familiares da região, na mobilização de pessoas, cooperativas e recursos financeiros. Para a realização deste sonho coletivo, foi fundamental a presença intensa dos sindicatos da agricultura familiar dos municípios da região agregados através da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul -FRETAF Sul. A lógica do movimento sindical tinha como argumento para a constituição da CECAFES a própria viabilidade da agricultura familiar, sua reprodução econômica e social, uma vez que o objetivo da cooperativa é a comercialização e a inserção em mercados potenciais da região e também em grandes centros consumidores, garantindo o abastecimento alimentar populacional destes centros e dos mercados institucionais, enfatizando os preceitos da soberania e da segurança alimentar e nutricional dos beneficiários.



  •  Missão 
 Facilitar de modo sustentável a comercialização dos produtos das cooperativas filiadas, para garantir o abastecimento do mercado com os produtos da agricultura familiar. 



  • Visão
Projetar as atividades da central como instrumento de cooperação comercial, prestação de serviços e proporcionar a sustentabilidade através da viabilização dos meios necessários para dar amplo suporte às cooperativas filiadas.