Nesta quinta-feira, 8 de agosto, a Cecafes marcou presença em Santa Maria (RS) na assinatura da segunda Chamada Pública para aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar. A ação faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A nova chamada prevê a aquisição de uma ampla variedade de alimentos para compor o cardápio de pacientes e acompanhantes atendidos pelo hospital universitário. Entre os produtos estão arroz (convencional e orgânico), feijão preto e carioca, farinha de milho, trigo integral, mandioca, leite (integral, desnatado e sem lactose), iogurtes, macarrão, sucos, doces de frutas, molhos e extratos de tomate, pescados, panificados, entre outros itens. Todos são produzidos por agricultores familiares, promovendo uma alimentação nutritiva, saudável e diversificada.
Para Roberto Balen, presidente da Cecafes, essa iniciativa representa muito mais do que uma aquisição de alimentos: “Esse exemplo do hospital universitário é importante porque vai além da saúde, é o compromisso com o desenvolvimento social, principalmente destacando o desenvolvimento rural com o incentivo à agricultura familiar”.
A iniciativa é realizada por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), consolidando uma política pública que articula saúde, segurança alimentar, abastecimento e fortalecimento da agricultura familiar.
O superintendente do HUSM-UFSM, Humberto Palma, destacou o impacto positivo da parceria:
“Com essa parceria vamos melhorar a qualidade da alimentação dos nossos pacientes, fortalecer um sistema estratégico de atenção à saúde, ensino, pesquisa e inovação e melhorar a distribuição de renda e equidade social. A parceria com a Conab, com a agricultura familiar, por meio das cooperativas, mostra a importância do Hospital Universitário para o desenvolvimento econômico da região central do Rio Grande do Sul, demonstrando que investir no sistema público de saúde reflete na melhoria da qualidade de vida das pessoas, melhora a economia, a geração de empregos, e isso também é função do nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”.
O presidente da Conab, Edegar Pretto, também ressaltou a importância de ações como essa no fortalecimento da economia local e na garantia de alimentação saudável:
“Com essa iniciativa, garantimos mercado para os agricultores e alimentos frescos e saudáveis ao HUSM, para o preparo de refeições a pacientes, acompanhantes, residentes e colaboradores. Esse é o conceito ampliado de saúde que queremos estimular em todo o país, unindo produção local e segurança alimentar”.
A presença da Cecafes nesse momento reforça seu compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar e com a construção de políticas públicas que gerem impacto positivo nas comunidades rurais e urbanas.