25 Setembro, 2020 -

Cecafes recebe Sicredi UniEstados para debater o fortalecimento do cooperativismo

Na tarde da quinta-feira, 24, o Sistema Cecafes recebeu a visita da Sicredi UniEstados, representada pelo gerente de agência, Alecsander Bertolla e também por Daniane Giaretta e Fernanda Sirena para discutir os projetos atuais e levantar futuras possibilidades de parcerias. A Cecafes esteve representada pelo presidente em exercício Gilmar Ruaro, além dos mais colaboradores da cooperativas.

Os principais pontos do debate foram as novas parcerias e apoio aos projetos do sistema Cecafes. Entre as temáticas debatidas foram pensadas alternativas que busquem complementos no lida diária do cooperado e do agricultor. Alecsander destacou a presença aproximada na comunidade regional das cooperativas e o contato direto com os agricultores da comunidade, “elas são importantes porque exercem uma gestão é local”, frisa.  

Para ilustrar, unicamente no Projeto Laranja do Futuro - o qual garante uma comercialização justa da fruta através de uma política do preço justo, além do pagamento em até 30 dias - há mais de 4 mil famílias envolvidas direta ou indiretamente. Tudo isso é possibilitado também pelas 15 cooperativas singulares a Cecafes que possuem uma atuação direta nos municípios encurtando as distâncias entre o cooperado e as oportunidades geradas pelo cooperativismo.